Português Italian English Spanish

Liberado, Arco da Inovação vai beneficiar mais de 60 mil trabalhadores de São José

Liberado, Arco da Inovação vai beneficiar mais de 60 mil trabalhadores de São José


Prefeitura libera o tráfego no complexo viário do Arco da Inovação; ponte estaiada Juana Blanco desafoga trânsito no maior ‘gargalo’ da cidade

A Prefeitura de São José dos Campos liberou em 24 de abril o tráfego no complexo viário do Arco da Inovação. A ponte estaiada Juana Blanco, que ligará a avenida Jorge Zarur às avenidas São João e Cassiano Ricardo, vai desafogar o trânsito no principal ponto de congestionamento da cidade e beneficiar motoristas e passageiros do transporte coletivo.

Ao todo, mais de 60 mil trabalhadores passam pelo trecho em 1.246 viagens de ônibus todos os dias. Sob a ponte na rotatória do Colinas foram construídos dois viadutos (superior e inferior) em formato de X.

Única no Brasil em arco e curva, a obra teve um método de construção mais eficaz e econômico, além de ser menos agressivo ao meio ambiente. A complexidade e arquitetura do projeto, inclusive, atraíram diversas instituições de ensino, que levaram alunos para conhecer a obra durante a execução.

O complexo viário na região do Arco da Inovação terá uma ciclovia de 3,6 quilômetros de extensão, que ligará a avenida Linneu de Moura à passarela da Via Dutra, permitindo, por exemplo, uma viagem de bicicleta entre a Urbanova (região oeste) e o Dom Pedro 1º (sul). O projeto contempla duas passarelas, sob o Córrego Senhorinha e Anel Viário.