Português Italian English Spanish

Instituto Federal de São Paulo publica edital para preenchimento de vagas remanescentes

Instituto Federal de São Paulo publica edital para preenchimento de vagas remanescentes


Em Campos do Jordão, 68 vagas são ofertadas para quatro cursos superiores

 

Milhares de pessoas cursam o ensino médio e superior nos Institutos Federais por todo o país. Os IF’s, como é abreviado pelos alunos, oferecem vagas para Ensino Médio Integrado a alguns cursos técnicos e demasiados cursos superiores.

Os Institutos Federais de Ciência, Educação e Tecnologia são bastante reconhecidos por formar profissionais da licenciatura em cursos como física, química, matemática e letras. Alguns campus também se destacam em outras áreas, como o de São José dos Campos, que oferta cursos de engenharias, e Campos do Jordão, que possui cursos tecnólogos, como Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

A maioria dos estudantes do ensino superior ingressam através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), porém nem sempre as vagas são preenchidas totalmente. Quando isso ocorre, os institutos abrem vestibulares para preencher essas vagas remanescentes a fim de proporcionar mais oportunidades para os jovens. 

Esse é o caso do IFSP de Campos do Jordão. O diretor-geral do campus publicou através do site da instituição, na última quarta-feira (12), o edital do Processo Seletivo para Preenchimento de Vagas Remanescentes.

Em todos os quatro cursos do IFSP-CJO (sigla para Campos do Jordão) há vagas a serem preenchidas pelos candidatos. O curso com o maior número de vagas é o de Licenciatura em Matemática, com 21 vagas para o período matutino no prédio 1 da Instituição. No mesmo prédio também há 13 vagas para os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no período noturno, e 19 vagas para Tecnologia em Gestão de Turismo, no mesmo horário.

No outro prédio, são ofertadas 15 vagas para Licenciatura em Pedagogia, também no período noturno. Os quatro cursos contabilizam 68 vagas no total. Ao todo no campus, são ofertadas 160 vagas anuais nos cursos de Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Licenciatura em Pedagogia e Tecnologia em Gestão de Turismo. 

As inscrições abriram no último dia 12 e se estendem até o dia 21 de fevereiro. As inscrições devem ser realizadas no prédio 1, localizado na Rua Monsenhor José Vita, número 280, na Abernéssia. A Coordenadoria de Registros Acadêmicos (CRA/Secretaria) funciona das 9h às 20h. 

Para a realização das inscrições o candidato deve portar RG e CPF e preencher a ficha de inscrição presente no anexo I do edital. As inscrições são feitas pessoalmente, e caso o candidato seja menor de 18 anos, deverá estar acompanhado de um responsável legal que assinará os documentos necessários.

A prova irá ocorrer no dia 29/02 às 10h. Para os cursos de matemática e ADS, serão 25 questões, sendo 15 de matemática e 10 de Língua Portuguesa. Já para os cursos de turismo e pedagogia serão 20 questões, sendo 5 de matemática e 15 de português. 

Os resultados serão divulgados na mesma data da prova, no site do Instituto e também no mural de avisos da secretaria. As matrículas serão feitas nos dias 2 e 3 de março. 

O edital completo você pode acessar clicando aqui.

Por: Víctor Belmonte.