Português Italian English Spanish

Cervejaria artesanal “Fritz” inaugura em Pindamonhangaba

Cervejaria artesanal “Fritz” inaugura em Pindamonhangaba


Com matriz em Monte Verde (MG), cervejaria inaugura a 17º unidade em Pindamonhangaba

 

Os moradores de Pindamonhangaba que são amantes de cerveja não têm muitas oportunidades de experimentar cervejas artesanais. A cerveja artesanal é caracterizada por possuir especificidades a cada detalhe, muitas vezes com o rótulo sendo desenhado a mão, ingredientes (como o lúpulo ou trigo) que são adquiridos diretamente com o produtor e até mesmo a forma de acondicionamento, fazendo com que a cerveja fique mais fresca.

Na noite da última quarta-feira (18), a cervejaria artesanal Fritz inaugurou seu polo em Pindamonhangaba. Após receber o prêmio de melhor cerveja a base de trigo de 2019, a cervejaria busca sanar a falta de exequibilidade em consumir produtos desta categoria.

Fritz é uma cervejaria que já possui 17 franquias espalhadas por 3 estados, sendo 15 delas no estado de São Paulo, uma no Rio de Janeiro, em Volta Redonda, e uma em Minas Gerais, em Monte Verde, que é a matriz da empresa. Monte Verde é uma cidade da região serrana, que possui uma das águas mais propícias para a produção da cerveja, inclusive sendo comparada com as águas da República Tcheca.

A escolha pelo nome “Fritz” se deu por ser um dos nomes mais comuns na Alemanha, o equivalente a “José” aqui no Brasil e foi o nome escolhido por  Jörg Franz Schwabe, proprietário e fundador da empresa, que tem nacionalidade alemã. Jörg tem faculdade de cervejeiro, o segundo curso mais caro e valorizado na Alemanha, ficando atrás apenas da medicina.

A escolha por Pindamonhangaba ocorreu após muito estudo sobre a localidade e análise da clientela. Entre as cidades a concorrer estavam Ilhabela, cidade no litoral norte paulista, Guaratinguetá, e as capitais São Paulo e Rio de Janeiro. A escolha de Pinda se deu em razão da cidade carecer de cervejarias artesanais, além da sede estar localizada bem no centro da cidade, mais precisamente ao lado da Praça Padre João Faria Fialho, mais conhecida pelos residentes de Pinda por “Praça do Quartel”.

Em Pindamonhangaba, a cervejaria conta com todos os seis tipos de chopp distribuídos nas demais franquias. Três deles são considerados mais leves: Klar que é o mais leve, bem parecido com a cerveja comum; Natur, que também é Pilsen, um pouco mais concentrado e encorpado que o anterior; além do Dunkel, um chopp com gosto semelhante aos outros dois, embora ele seja mais escuro pois o malte dele é torrado. Além desses, há ainda o Weitzel, um chopp que possui malte de cevada e trigo, sendo um dos mais saborosos, vencedor do melhor chopp de trigo em 2019. Da categoria amargo, a cervejaria conta com dois tipos, Köeslch, sendo alaranjado em razão da alta fermentação do lúpulo, e - por fim - tem o Ipa, chopp de alta fermentação que leva mais lúpulo que os demais.

Além dos chopps, a comida alemã também é especialidade da casa. Todos os sábados será feita a feijoada alemã, a partir das 12h. A feijoada alemã é preparada com feijão branco, linguiça de paio, calabresa de paio, costelinha de porco defumada, joelho de  porco defumado ou cozido e bacon.

Felippe, gerente da nova franquia no interior de São Paulo, espera que seja um novo atrativo para Pindamonhangaba.

"A esperança é que a cervejaria seja um referência em Pinda e possa contribuir de alguma forma com a cidade e consequentemente com a população”, comentou Felippe.

Em meio ao surto de coronavírus no Brasil e no mundo, a Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba decretou na última segunda-feira (16) que está proibido qualquer evento que gere aglomerações. Em razão disso, a cervejaria localizou a maioria das mesas no ambiente externo, e as que estão em ambiente interno estão mais espaçadas e sendo esterelizadas periodicamente. 

A cervejaria está situada na Rua dos Andradas, número 589, bem ao lado da Praça do Quartel. O horário de atendimento é de terça a sexta das 18h às 00h, e sábado e domingo das 12h às 00h. 

 

Por Víctor Belmonte.