Português Italian English Spanish

Capes oferece mais de 400 bolsas de capacitação para professores de língua inglesa em universidades americanas

Capes oferece mais de 400 bolsas de capacitação para professores de língua inglesa em universidades americanas

Data de Publicação: 30 de janeiro de 2020 13:25:00
O programa contempla professores concursados que atuam na rede pública de ensino básico

A educação brasileira é uma pauta recorrente quando se fala de questões em defasagem do nosso país. Os índices mostram que a educação no Brasil está muito abaixo dos países desenvolvidos, sendo uma das 10 piores do mundo.

Conforme dados do PISA (sigla em inglês para Programa Internacional de Avaliação de Alunos), ranking de educação mais importante em todo o mundo, o Brasil fica muito abaixo da média dos números considerados adequados para educação de qualidade.

O último exame do PISA aconteceu em 2018, nele o Brasil teve desempenho de 413 pontos de leitura, 384 em matemática e 404 em ciências. Sendo a média ideal para leitura de 487 pontos e 498 para para ciências e matemática.

A fim de buscar melhorias na educação brasileira, a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior) oferece programas de incentivo e capacitação para professores em todo o Brasil e que já contemplaram milhares educadores da rede pública.

Foi divulgado em dezembro de 2019 o edital para o Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI) que busca capacitar professores de inglês através de atividades acadêmicas e culturais oferecendo contato direto com a língua inglesa. Nesse programa, professores da rede pública de ensino básico têm a oportunidade de realizar cursos intensivos em universidades dos Estados Unidos. 

Professores de todos os estados brasileiros podem se inscrever desde que sejam concursados e estejam em efetivo exercício, além de serem brasileiros. Para os estrangeiros, é necessário ser residente no Brasil e possuir o visto permanente. Além disso, os professores não podem estar a cinco anos ou menos de sua aposentadoria.

Todos os custos são financiados pela CAPES. Entre os benefícios estão inclusos passagem aérea para os Estados Unidos e nacional para orientações de pré-partida, bem como hospedagem, seguro saúde e deslocamentos necessários entre a universidade e aeroporto. 

O curso de capacitação tem duração de seis semanas e é dividido em três modalidades: aprimoramento em inglês, nível intermediário I, aprimoramento em inglês, em nível intermediário II e desenvolvimento de metodologias.

As inscrições são gratuitas e feitas virtualmente, através de preenchimento de formulário online e envio de documentos.

O edital pode ser acessado através do link: 
https://www.capes.gov.br/images/novo_portal/editais/editais/23122019_Edital_1121243_Edital_30.2019_SITE_PDPI.pdf.