Português Italian English Spanish

Abstenções de votos crescem por conta da pandemia, RM Vale teve 510 mil eleitores ausentes no primeiro turno

Abstenções de votos crescem por conta da pandemia, RM Vale teve 510 mil eleitores ausentes no primeiro turno


Eleitor que não votou no primeiro turno, pode votar no segundo

A RMVale registrou um percentual alto de abstenções nas eleições deste domingo (15), cerca de 510.395 dos mais de 1,9 milhões de eleitores da região não compareceram às urnas. A pandemia causada pelo coronavírus foi um dos principais fatores que fizeram os eleitores se ausentarem.

O percentual ficou acima do registrado nas eleições municipais de 2016, quando o índice foi de 20%.

Nas eleições deste domingo, a cidade com maior número de abstenções na região foi Campos do Jordão que registrou 32,85% de ausências nas urnas. Já Areias teve o menor índice de faltas com 12,36%.

Nas maiores cidades do Vale do Paraíba, o percentual de abstenção ultrapassou a média nacional, de 23,14%. São José dos Campos, que possui o maior eleitorado da região, chegou a 26,87% em abstenções. Taubaté teve um registro ainda maior de faltas, a cidade chegou a 29,32% em abstenções. Jacareí registrou 27,63% em abstenções.

O eleitor que não votou no primeiro turno das eleições municipais, pode votar no segundo turno, que acontece no dia 29 de novembro. “Espero que quem votou leve a boa nova para os eleitores que não vieram com medo da pandemia”, destacou Jorge Alberto Paz Rodrigues, juiz eleitoral, sobre a segurança de ir às urnas, que foram higienizadas a todo momento ao longo das votações.

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), os turnos são independentes e, por isso, é possível votar no segundo turno mesmo que o eleitor não tenha votado no primeiro turno.

Quem não compareceu no primeiro turno tem até 60 dias para justificar a ausência à Justiça Eleitoral. “O eleitor precisa apresentar o requerimento dele com os motivos da falta, se eventualmente não for possível a Justiça Eleitoral concordar com os motivos do eleitor, ele vai pagar uma multa que custa menos de R$4,00”, explica o juiz eleitoral.

O TSE informa que a justificativa pode ser feita através do aplicativo e-Título, pelo Sistema de Justificativa ou pelo Requerimento de Justificativa do Eleitor em qualquer zona eleitoral.

Taubaté será a única cidade da RMVale que terá segundo turno.

FONTE: MEON