Português Italian English Spanish

Campanha de vacinação antirrábica começa nesta Segunda (19) em Pindamonhangaba

Campanha de vacinação antirrábica começa nesta Segunda (19) em Pindamonhangaba

A imunização contra o vírus rábico, acontecerá nas zonas urbana e rural da cidade e será aplicada em cães e gatos maiores de 3 meses de idade, que não estejam gestantes ou doentes. As lactantes podem ser vacinadas normalmente.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, o último caso da doença, foi de raiva felina em 2016 no bairro Jardim Carlota, mas o departamento afirma que atualmente o município não registra nenhum caso em animais de pequeno porte.

A raiva é transmitida aos seres humanos pela saliva de animais infectados, por meio da mordedura, arranhadura ou lambedura desses animais. O Ministério da Saúde salienta, que nem todos os pacientes de raiva, que são submetidos ao protocolo de tratamento baseado na indução de coma profundo, com uso de antivirais e outros medicamentos específicos, sobrevivem.

Para que possamos manter o vírus da raiva erradicado no município, os proprietários ou tutores deverão vacinar seus pets proporcionando a imunização por 12 meses e manter a saúde do animal perante a este vírus", explicou o diretor do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, Rafael Lamana.

A Campanha vacinação acontecerá de 19/08 a 21/09, de segunda à sábado, exceto no final de semana do feriado de 07 de setembro. 

Veja a programação completa no site da Prefeitura www.pinda.sp.gov.br.